26 de fevereiro de 2010

Evolução do computador

Sabemos que houve um aumento considerável no número de pessoas que possuem computador em casa, embora poucos saibam sobre o processo da evolução dos computadores, até chegar aos modelos modernos de tecnológia de ponta dos dias actuais. Os alunos do 4ºD fizeram uma pesquisa sobre o assunto na aula de informática, explicando a evolução cronológica dos computadores:

-1946: é anunciada a criação do primeiro computador digital electrónico de grande escala no mundo.
-1951 a 1959: surgem os computadores de primeira geração. Estes eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina.
-1959 a 1965: surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos.
-1965 a 1975: nascem os computadores de terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos.
-1975 a 1981: são criados os computadores de quarta geração. Seguindo a tendência da terceira geração de miniaturização de seus componentes e o aperfeiçoamento dos seus Circuitos Integrados .1990: a partir desta década são lançados softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar as informações com maior rapidez.
-2000: após a virada do milénio os computadores continuaram a seguir a tendência de miniaturização dos seus componentes e, tornando-se dessa forma mais maleáveis e práticos nas tarefas diárias. Além disso, há um investimento maciço no seu design.





Trabalho realizado para o jornal da escola "tagarela" pela turma do 4ºD

4 comentários:

  1. Sergio, Ana, andreia18 de março de 2010 às 17:12

    Gosto muito do nosso trabalho e gostaria de ter um destes computadores novos...

    ResponderEliminar
  2. Este é o nosso trabalho .
    Vai aparecer no jornal da Escola EB1/JI da Brandoa
    De: Pedro , Daniela e Filipa

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião!